INTERPRETAÇÃO NA CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA

WORKSHOP COM SÃO YANTÓ

05 DE JUNHO EM FLORIANÓPOLIS

O trabalho pretende exercitar uma autoanálise dos aspectos técnicos e interpretativos presentes no canto inserido no contexto da canção popular brasileira. Serão abordados temas como timbre, emissão, ornamentos, gestualidade vocal, articulação rítmica, prosódia, performance e presença.

Em formato de masterclass, cada participante cantará uma canção brasileira já previamente estudada. O restante do grupo, por sua vez, tecerá uma análise crítica de cada performance vocal, discutindo sobre aspectos técnicos e poéticos presentes na forma como cada pessoa constrói sua interpretação. 
O exercício pretende identificar e estabelecer critérios para a construção de uma análise fundamentada em parâmetros técnicos e objetivos, importante tanto para o desenvolvimento de uma percepção crítica a respeito da performance vocal de outros cantores quanto para a percepção de nossas próprias escolhas vocais e interpretativas, muitas vezes feitas de modo inconsciente em nossos processos de criação.

Público-alvo: cantores, estudantes de canto e interessados em geral.

05 de junho
14h às 17h
Local: Compasso Aberto Escola Livre de Música
Av. Rio Branco 223, centro. tel 3222 02 82 

INSCRIÇÕES
Diretamente na Secretaria da Escola Compasso Aberto ou pelos telefones: 3222-0282 ou 999713574
Alunos da Compasso Aberto = 30,00 reais
Outros participantes = 50,00 reais


SÃO YANTÓ
Cantor, compositor, produtor, performer e diretor, é bacharel em Música Popular e mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estudou dança no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP. Participou de residências, cursos, aulas e workshops com diversos artistas e pesquisadores, como Meredith Monk, Tadashi Endo e Marcelo Evelin. O artista assinava seu trabalho como Lineker (seu nome de registro) até outubro de 2017, período após o qual adotou São Yantó como seu novo nome artístico.
Em 2012 lançou seu primeiro disco, “eLe”, com releituras de importantes obras da musica popular brasileira; em 2014 lançou o single e videoclipe "Gota por Gota"; em 2015 o single e videoclipe "Leite"; em fevereiro de 2016, lançou o ep "Verão", álbum com canções de novos compositores da MPB. Em novembro de 2016 lançou seu terceiro álbum, LINEKER, primeiro disco autoral de sua carreira, e disco que encerra sua fase como Lineker. Em outubro de 2017, acompanhando sua mudança de nome artístico, o músico lançou o EP "São Yantó".
Como bailarino e performer, vem se dedicando à criação de trabalhos solos, buscando sempre estabelecer parcerias com outros artistas da dança contemporânea de São Paulo. Dentre seus vários trabalhos em dança, destacam-se seus solos MACHO (criação em parceria com Adriana Grechi), ECO (criação em parceria com Andreia Yonashiro e Patrícia Árabe) e sua atuação como diretor, coordenador e performer do "NUA - Coletivo Artístico Indisciplinar", grupo de artistas da dança, do teatro e do canto com o qual desenvolve suas principais pesquisas sobre movimento e voz. Entre 2010 e 2015 foi bailarino da Cia. Domínio Público (Campinas, SP), sob a direção de Holly Cavrell. Como ator, atua desde 2017 na peça ANTIdeus, de Carlos Canhameiro.